Blog
Confira nossas Dicas
Rotâmetro
02 de março

Quais são tipos e funções de um rotâmetro

O rotâmetro faz parte da classe dos medidores de área variável. Ele se trata de um dispositivo usado para medir a vazão de um líquido ou gás num tubo, medindo o fluxo de um fluido, o fazendo passar por um tubo de secção variável.

Entenda como ele funciona e os tipos disponíveis aqui na Digiflow.

Como o rotâmetro funciona

Em geral, o rotâmetro é constituído por um tubo transparente com escala, no qual, o flutuador ou boia, se move livremente dentro deste tubo. Assim, o equilíbrio é atingido quando a diferença de pressão e impulsão do fluido compensam a força gravitacional.

Conforme o fluxo do fluido aumenta, uma maior área é necessária para suportar o fluxo, dessa forma, o corpo flutuante é empurrado para cima. O flutuador possui um formato que o faz rodar à volta do seu eixo vertical à medida que o fluido atravessa o tubo, assim, é possível verificar se este encontra-se preso, devido ele só pode rodar estando livre.

Tipos e indicações de cada rotâmetro

Conheça os principais tipos de rotâmetros disponíveis aqui na Digiflow e as indicações e especificações de cada um.

Série CT

Este tipo de rotâmetro indica as vazões instantâneas, indicados para baixas e médias vazões, usado tanto para líquidos quanto gases. Possui estrutura tubular em aço carbono e sua leitura é feita analogicamente por uma escala serigrafada no tubo cônico de medição.

Série K

São indicados para pequena e média vazão de fluidos líquidos ou gasosos. Sua leitura da vazão instantânea é feita com perfeita visualização e precisão em escala serigrafada no próprio tubo de vidro borossilicato ou pela régua graduada fixada lateralmente ao tubo crônico.

Série KP

Eles se tratam de medidores de vazão instantânea para baixíssimas vazões. Sua leitura é feita com boa visualização e resolução e a escala, com comprimento útil de 110mm, é serigrafada no próprio tubo cônico.

Série KPT

São medidores de baixas vazões, indicado para uso com fluidos de alta complexidade, como, por exemplo, ácidos clorados, sulfúrico, SO2, etc.

Série R

Indicado para líquido ou gases para pequena e média vazão. Por serem construídos em plástico de engenharia com alta resistência mecânica, possui resistência química a corrosão por fluidos corrosivos como o ácido clorídrico, dentre outros.

A escala é serigrafada no próprio tubo cônico, tendo assim uma leitura perfeita. Podem ser fornecidos com até dois alarmes de vazão.

Série DSV

Rotâmetro monitor com alarme de vazão para máxima e/ou mínima vazão e feito de alumínio anodizado.

Série GR

São fluxometros de tubo de vidro de borosilicato para líquidos ou gases disponíveis em comprimentos de escala de 65 ou 150 mm com escalas de referências correspondentes.

Série KDF-9/KDG-9

Se tratam de rotâmetros para purga com válvula de pressão diferencial. Possui detalhes técnicos na posição de instalação: vertical e fluxo de fundo. Precisão de ± 3% QG 50 ± 3,5% da escala total (controlador de pressão a montante).

Agora que você sabe tudo sobre o rotâmetro, conte com uma empresa que está há mais de 30 anos trazendo ao mercado brasileiro equipamentos da mais alta eficiência e qualidade.

A Digiflow tem especialistas capacitados para ajudar em todas as suas dúvidas. Entre em nosso site e solicite um orçamento sem compromisso agora mesmo!

Artigos Recentes

Os hidrômetros Woltmann desempenham um papel crucial na medição precisa do fluxo de água em diferentes situações, desde residências até instalações

A precisão das medições em um rotâmetro, geralmente utilizado para medir a taxa de fluxo de fluidos em uma variedade de aplicações industriais, é